terça-feira, 30 de novembro de 2010

Embrapa renova parceria ...

Embrapa renova parceria com a maior instituição de pesquisa agropecuária do mundo (29/11/2010)

Entre os dias 29 de novembro (segunda-feira) e 3 de dezembro (sexta-feira), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa receberá a visita do presidente do Serviço de Pesquisa Agrícola Americano (Agricultura Ressarce Service – ARS), Edward B. Knipling e deverá renovar a parceria que mantém com a instituição por mais 5 anos (2011-2016).
Além de ser reconhecida como a mais importante instituição de pesquisa agrícola do mundo, o ARS, orgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA) foi a primeira organização congênere com a qual a Embrapa estabeleceu parceria para criar sua experiência pioneira em cooperação internacional, conhecida como Labex – Laboratório Virtual no Exterior, em 1998. Devido ao sucesso da iniciativa, a Embrapa não apenas intensificou sua atuação nos Estados Unidos como também ampliou sua ação em diversos países, sob a coordenação de sua unidade central, a  Secretaria de Relações Internacionais – SRI.


Esta é a primeira vez que o atual presidente do ARS, que se encontra no cargo desde 2002, visita o Brasil. Em sua extensa agenda no país, Edward Knipling deverá inicialmente, na segunda-feira (29) visitar duas unidades da Embrapa em São Carlos (Embrapa Instrumentação e Embrapa Pecuaria Sudeste). Na terça-feira (30)  conhecerá usinas de açúcar e álcool e empresa processadora de laranjas no Estado de São Paulo. Na quarta-feira (1º) o presidente do ARS estará na Embrapa Agrobiologia, localizada em Seropédica (Rio de Janeiro),  na quinta-feira(2) segue  para Brasilia,  onde participará  da inauguração das instalações da Embrapa Agroenergia.
Na  sexta-feira(3), Knipling conhecerá na parte da manhã a Embrapa Cerrados, em Planaltina-DF e será recebido pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes Pereira, no período da tarde, quando  assinará o novo convênio do Labex-EUA para o período 2011-2016.
As visitas as referidas Unidades da Embrapa estão associadas as áreas de pesquisas onde o ARS pretende ter maior inserção, como agroenergia, fixação biológica de nitrogênio e nanotecnologia, e o  iminente início do Programa Labex invertido, ou seja Pesquisadores do ARS vindo atuar na Embrapa por períodos longos nos mesmos moldes do programa original brasileiro.
Instituição americana
O Agricultural Research Service – ARS possui 100 estações experimentais nos Estados Unidos, atua com aproximadamente 9 mil funcionários e recebe orçamento anual de US$ 1,2 bilhão. Devido a sua imensa infraestrutura nos Estados Unidos, associada a expertise de seus cientistas, a instituição se tornou não apenas referência mundial em pesquisa agrícola, como também o parceiro ideal para a Embrapa locar seus pesquisadores em diversas partes do território americano, visando realizar prospecção tecnológica e pesquisa agrícola de ponta. Graças a parceria com o ARS, a Embrapa intensificou sua atuação em áreas como sanidade animal, melhoramento genético vegetal e animal, biotecnologia, agricultura de precisão, mudanças climáticas, e propriedade intelectual, entre outros temas.
Até o momento já passaram pelo Labex-EUA dezenas de pesquisadores seniores da Embrapa, das mais diversas especialidades. Atualmente, a coordenação desse programa pioneiro está sob a responsabilidade do cientista Ladislau Martin Neto. Devido a longevidade da iniciativa e aos resultados por ela apresentados em benefício da agricultura brasileira, o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, continua apostando nesse modelo, que vem sendo aprimorado nesses seus 12 anos de existência. “Essa parceria está servindo de referência em cooperação internacional não apenas a instituições brasileiras, mas também para instituições de diversos países. Acredito que muito da projeção conseguida pelo Brasil no exterior se deve a iniciativas como essa” finaliza Pedro Arraes.
Wilson Fonseca Junior(MTb 121/MS)
Embrapa Labex-EUA
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário