segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DETALHES DO CULTIVO DE Cana de Açúcar

Clique para ampliar
Nome científico: Saccharum hibridas
Família:  Poaceae
Origem: Sudeste da Ásia.

Características gerais:
Solo: Solos profundos, pesados, bem estruturados, férteis e com boa capacidade de retenção são os ideais para a cana-de-açúcar que, devido à sua rusticidade, se desenvolve satisfatoriamente em solos arenosos e menos férteis, como os de cerrado. Solos rasos, isto é, com camada impermeável superficial ou mal drenada, não devem ser indicados para a cana-de-açúcar.

Clima: O clima ideal é aquele que apresenta duas estações distintas, uma quente e úmida, para proporcionar a germinação, perfilhamento e desenvolvimento vegetativo, seguido de outra fria e seca, para promover a maturação e conseqüente acumulo de sacarose nos colmos.

Porte: Médio

Plantio: Existem duas épocas de plantio para a região Centro-Sul: setembro-outubro e janeiro a março. O plantio da cana de "ano e meio" é feito de janeiro a março, sendo o mais recomendado tecnicamente.

Adubação: Para a cana de açúcar há a necessidade de considerar duas situações distintas, adubação para cana-planta e para soqueiras, sendo que, em ambas, a quantificação será determinada pela análise do solo.

Colheita: A colheita inicia-se em maio e em algumas unidades sucroalcooleiras em abril, prolongando-se até novembro, período em que a planta atinge o ponto de maturação, devendo, sempre que possível, antecipar o fim da safra, por ser um período bastante chuvoso, que dificulta o transporte de matéria prima e faz cair o rendimento industrial.

Propagação: Nos nós encontramos a gema que é importante na propagação da plantas.

Doenças: Mosaicos, escaldadura, raquitismo das soqueiras, carvão, podridão-abacaxi.

Pragas: Nematóides, os cupins e o besouro Migdolus.

Utilidades medicinais: Contra a anemia e fraqueza do coração, contra tosse, cólicas renais, digestões difíceis, aftas e rachaduras dos seios.

fonte: AgroOceanica

Nenhum comentário:

Postar um comentário